Como rastrear o Hubble, a ISS e outros satélites para vê-los a olho nu

Jackson Benites
Imagem: Alamy Stock Photo

Todos os anos, lançamos centenas de satélites ao espaço. Eles têm missões variadas, como aprimorar o nosso GPS ou monitorar o clima. Neste exato momento, milhares deles estão orbitando a Terra.

Alguns desses satélites são visíveis a olho nu. A Estação Espacial Internacional, o Telescópio Espacial Hubble e os satélites Iridium são os principais. Eles refletem intensamente os raios do Sol sobre a Terra, tornando-os visíveis.

Você já se perguntou como as pessoas conseguem prever quando e onde esses objetos estarão visíveis? As manchetes de notícias frequentemente anunciam: “Hoje a Estação Espacial Internacional estará visível a olho nu”. Mas, como isso é possível?

Vamos desvendar esse mistério juntos. Existem ferramentas que permitem monitorar e prever a visibilidade desses satélites. Com elas, você pode saber exatamente quando e onde olhar para o céu. Aqui estão algumas dessas ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa.

Heavens Above (desktop)

O site Heavens Above faz previsões mensais para a passagem de todos os satélites, mesmo os que não serão visíveis. Para usar a ferramenta, você precisa acessar o site clicando aqui.

Após acessá-lo, o aconselhável é, antes de tudo, criar uma conta. Depois de inserir todas as informações (nome do usuário, senha e endereço de e-mail), faça o login e defina o local onde você mora, para que o site faça os cálculos precisos de quais satélites passarão e os horários exatos.

Feito isso, você pode consultar a passagem dos satélites mais brilhantes na sua cidade. O Heavens Above também permite consultar os próximos fenômenos astronômicos como eclipses do Sol e da Lua.

Importante: Na tabela onde mostra os horários de passagens dos satélites mais visíveis, aparecerá o termo “magnitude”. Magnitude, para a astronomia, é a unidade que mede a intensidade do brilho dos objetos no céu. Tratando-se de satélites, os que são vistos com mais facilidade têm magnitude entre -7.0 até 2.0, ou seja, quanto menor a magnitude, maior a intensidade do brilho. A Estação Espacial Internacional fica bastante visível quando a magnitude está entre -3.5 e -2.0. Alguns satélites, como os Iridium, atingem magnitudes que chegam a -7.0.

SkyView (celular)

O aplicativo SkyView mostra, além da ISS e do Hubble, os planetas que estão acima do horizonte no local em que você está. Ao baixá-lo, é imprescindível que você aceite que ele utilize os serviços de localização do seu celular.

Já no aplicativo, toque sobre o ícone “lupa”, no canto superior direito. Depois, em “Brightest Satellites“. Ele automaticamente mostrará a localização da ISS e do Hubble. Se clicar em cima de um dos dois, poderá ver o trajeto que ele seguirá nas próximas horas.

Download: Plataforma Android.
Download: Plataforma IOS.

Compartilhar