O maior telescópio espacial do mundo está concluído – previsto para ser lançado em 2018

O maior telescópio espacial do mundo está montado e a previsão é que seja lançado em 2018. O Telescópio Espacial James Webb (JWST), projeto liderado pela NASA, é um observatório de 8,8 bilhões de dólares e está sendo construído para observar o universo como nunca antes, em infravermelho.

Depois de 20 anos de construção, o telescópio James Webb está finalmente completo. Uma vez lançado em 2018 e posicionado no ponto de Lagrange L2 , ele servirá como o sucessor do Hubble – simplesmente muito maior e melhor que seu antecessor.

Após mais de 20 anos de construção, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) está completo e, após testes aprofundados, o maior telescópio espacial será lançado dentro de dois anos,  anunciou  a Nasa.

O administrador da NASA, Charles Bolden, organizou uma conferência de imprensa para anunciar o marco nesta manhã no Goddard Space Flight Center, em Maryland, com vista para os 18 grandes espelhos que irão recolher luz infravermelha. O James Webb é considerado o sucessor do icônico telescópio espacial Hubble da NASA.

“Hoje, estamos celebrando o fato de que nosso telescópio está pronto e estamos prestes a provar que ele funciona”, disse John Mather, um astrofísico e cientista sênior do projeto para o telescópio. “Terminamos duas décadas de inovação e de trabalho árduo, e este é o resultado – estamos abrindo um novo território na astronomia”.

Comparativo de tamanha entre o Telescópio Espacial James Webb (JWST) e o Telescópio Espacial Hubble (HST)

O telescópio será muito mais poderoso do que o Hubble por duas razões principais, disse Mather na conferência. Primeiro, será o maior espelho de um telescópio a voar no espaço. “Você pode ver que este lindo telescópio de ouro tem sete vezes a área de coleta do telescópio Hubble”, disse Mather. E segundo, ele é projetado para coletar luz infravermelha – o Hubble não é muito sensível a ela.

A atmosfera da Terra brilha no infravermelho, de modo que tais medições não podem ser feitas a partir do solo. O Hubble emite seu próprio calor, o que obscureceria as leituras de infravermelho. Já o JWST funcionará perto do zero absoluto na temperatura e no descanso em um ponto no espaço o chamado ponto 2 de Lagrange (L2), que é diretamente atrás da Terra, a partir da perspectiva do Sol.

O JWST viajará pelo espaço por aproximadamente 30 dias para alcançar o ponto L2, um ponto gravitacionalmente estável situado a cerca de quatro vezes a distância da Terra até a Lua. Dessa forma, a Terra pode proteger o telescópio de emissão de infravermelhos do Sol, e o protetor solar do JWST (esses escudos em camadas abaixo dos espelhos) pode protegê-lo do calor de ambos os corpos.

A visão infravermelha do telescópio James Webb atravessará a obscura poeira cósmica para revelar as primeiras galáxias do universo e espionar os sistemas planetários recém-formados. Ele também será sensível o suficiente para analisar as atmosferas de exoplanetas que passam em frente de suas estrelas, talvez para procurar sinais de vida, disse Mather.

jwst
Os engenheiros estão prontos para realizar uma série de testes no Telescópio Espacial James Webb concluído. Crédito: NASA/Chris Gunn

O telescópio seria capaz de ver um zangão a uma distância da lua, acrescentou – tanto na luz refletida e no calor emitido do corpo da abelha. Seus espelhos são tão regulares que se você esticar a matriz até ter o tamanho dos EUA, as colinas e vales de irregularidade teria apenas alguns centímetros de altura, afirmou Mather na coletiva dessa quarta-feira (02). O último dos seus 18 espelhos em forma hexagonal fora colocado em 03 de fevereiro deste ano.

O espelho primário segmentado do telescópio tem 6,4 m de diâmetro e é composto por 18 segmentos hexagonais feitos de berílio banhado a ouro. Um espelho secundário reflete a luz do espelho primário para os instrumentos científicos. O Espelho do JWST supera o do Telescópio Espacial Hubble, mas tem um décimo da massa do espelho do Hubble. Cada um dos 18 segmentos de espelho berílio pesa 20 quilogramas.

Além de Bolden e Mather, Christopher Scolese, diretor do Goddard Space Flight Center; Thomas Zurbuchen, novo administrador associado da NASA para a ciência; Eric Smith, diretor do programa do telescópio; e Bill Ochs, diretor da missão James Webb, participaram da conferência de imprensa, segundo reportou o site Space.com.

“Alguns de vocês que seguiram [a missão] do James Webb sabem que [ela] quase não aconteceu, e ela se deve principalmente por causa das pessoas que estão sentadas aqui hoje, a dois anos do lançamento”, Bolden disse.

james-webb-space-telescope-130110b-02
Veja o infográfico em maior resolução aqui. Fonte: Space.com

O telescópio estava originalmente programado para ser lançado em 2014, com um custo de cerca de US$ 5 bilhões, mas uma série de contratempos e restrições orçamentárias atrasaram e quase cancelaram o projeto. Agora, porém, as autoridades afirmaram que o telescópio está no caminho e no orçamento para um lançamento em outubro de 2018, partindo de um foguete Ariane 5. O projeto é liderado pela NASA, mas apoiado por parceiros internacionais, incluindo a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA/ASC).

Atualmente programado para ser lançado em 2018, o Telescópio Espacial James Webb irá orbitar a cerca de 1,5 milhão de quilômetros de distância da Terra. O JWST está estimado para custar um total de US $ 8,8 bilhões. O JWST irá manter o seu espelho a uma temperatura de menos 233 graus Celsius (menos 388 graus Fahrenheit). O frio e a distância do telescópio até a Terra darão ao James Webb a precisão para observar a luz do início do  universo. O Telescópio Espacial James Webb irá detectar luz infravermelha, que é 400 vezes mais fraca do que os atuais telescópios baseados no espaço podem ver –  existem ao todo quatro telescópios espaciais, são eles: o Telescópio Espacial Hubble – luz visível, raixos X, raios gama e infravermelho, o Observatório Espacial de Raios Gama Compton, o  Telescópio Espacial de Raios X Chandra e o Telescópio Espacial Spitzer – que enxerga no infravermelho. No infográfico ao lado, temos os equipametnos com os quais trabalha o JWST. É possível acessar o infográfico em maior tamanho acessando este link.

O teste do telescópio no Goddard Space Flight Center, que já começou, vai garantir que ele possa resistir ao tremor e ao alto nível ruído  de um lançamento por foguete. Em seguida, ele será transferido para o Texas, onde seu foco será testado, e depois para a Califórnia para alguma montagem final. A fase de testes é particularmente de alto risco, uma vez que, ao contrário do Hubble, reparado e reorientado em órbita por astronautas, este telescópio não se destina a ser reparado por seres humanos no espaço.

“É extremamente importante tê-lo bem aqui no chão, e essa é a finalidade para os testes que estamos fazendo aqui e, o mais importante, para os testes quando chegarmos ao Johnson [Space Center] na Câmara A, a grande câmara de vácuo”, disse Bolden.

Ao contrário do Hubble, os astronautas não conseguirão alcançar o JWST para corrigir um problema depois que ele for lançado.

“Precisamos ter certeza de que ele pode, de fato, estar focado, para que não descubramos, como fizemos com o Hubble, que não temos a capacidade de fazer o que pensávamos que ele seria capaz”, disse Bolden, referindo-se aos reparos necessários para concentrar o Hubble após o lançamento. Cada um dos espelhos do JWST é ajustável individualmente, disse ele, para que possam ser ajustados sem uma lente corretiva como a lente que os astronautas colocaram no Hubble.

15-0618-jwst-174-evers
Os escudos solares do telescópio James Webb. Esses escudos são do tamanho de uma quadra de tênis e estão nas instalações Northrop Grumman do Space Park em Redondo Beach, California. Crédito: Northrop Grumman / NASA

“Nossas lições foram aprendidas com o Hubble [incidente do telescópio]; se você realmente se importa com algo, você tem que medir pelo menos duas vezes”, acrescentou Mather. “E se você não receber a mesma resposta, é melhor descobrir por quê.”

A NASA não tem planos de prestar serviços de manutenção ao JWST no espaço, como o telescópio de Hubble foi servido por missões do ônibus espacial para reparos, simplesmente porque a nave russa Soyuz não tem a escala ou a capacidade de carga para alcançar JWST. No entanto, um anel de ancoragem foi fixado ao JWST, só por segurança e no caso da necessidade futura de uma nave tripulada vir a fazer a viagem até o observatório de olhos dourados no seu distante endereço L2.

Os pesquisadores farão observações com o telescópio por pelo menos cinco anos e levarão combustível suficiente para dez anos – se tiverem sorte, o JWST durará ainda mais, disseram Mather e Bolden. Eles acrescentaram que o telescópio será absolutamente atingido por detritos espaciais ao longo de sua vida útil, e que é projetado para funcionar bem com pequenos buracos em seus espelhos.

labeledspacecraft
Os instrumentos do James Webb

Após seis meses do lançamento do JWST, o telescópio estará pronto para começar a fazer ciência.

Fonte: Texto adaptado do original em Space.com